Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ladrilho Hidráulico

De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.



Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.
 

Hoje, ele está de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementos do passado na decoração. Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Utiliza, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa. A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é desformado. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.



Este patchwork feito com diversos modelos de ladrílho hidráulico é uma composição muito utilizada tanto para áreas externas como esta como para pias e tanques, áreas de churrasco e ainda em lojas de moda sob os balcões de atendimento. podem ser usados também como mosaico sobre mesas de varandas. Um luxo!



Demarcando uma área como esta sala de estar/jantar, define uma conposição divertida e transforma uma casa com decoração sóbria em ambiente alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...