Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Giclées

Giclée é uma palavra francesa usada nos EUA para nomear o processo de microjato de tinta, a uma determinada pressão, usado na impressão desta nova geração de gravuras. É feita na máquina "Giclée Printer", que jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em tela. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só giclée.

Fiquei simplismente encantada com esta técnica utilizada pelo artista plástico surrealista Claudio Souza Pinto, assistindo o programa do Faustão. Imediatamente comecei uma pesquisa sobre esta técnica e amei.



Esta tecnologia é considerada o que há de mais sofisticado em termos de impressão para artes gráficas. Todo o material, incluindo tintas pigmentadas específicas, é importado. A tela e preparada para receber tintas de alta duração.


Fiquei muito impressionada com a profundidade e perspectiva da imagem e ao mesmo tempo com a levesa dos personagens.


Este artista está com uma exposição no Louvre.


Nesta imagem parece que o elefante está vestindo uma lona.


As telas são muito ricas em detalhes. O sombreamento é outro fator que transfere à obra um ar de profundidade.


Precisamos ter muito orgulho da nossa cultura, arte e tecnologia. Os quatro cantos do Brasil me enchem de orgulho.


No Carnaval carioca a escola de samba Renascer homenageou outro artista que considero fenomenal e que também já teve suas obras expostas no Louvre. Ele se chama Romero Brito. Quero muito mostrar as obras dele por aqui também.

É isso pessoal, vamos terminar o domindo com os olhos cheios de arte.




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...