Lino Villaventura será o responsável pela palestra de abertura, no dia 23 de julho, às 13 horas, e falará sobre “A trajetória da moda brasileira pela visão de 30 anos de carreira de Lino Villaventura”.
O mineiro Victor Dzenk abordará o “Processo criativo de desenvolvimento de coleção”. Fernando Hage apresentará o tema “Diversidade cultural e inovação”
Maria Claudia Bonadio apresentará o tema “Imagens da diversidade: a formação da identidade visual da moda no Brasil”.
Evilásio Miranda falará sobre “Design e inovação: chaves para a internacionalização”.
Em sua sexta edição, o Vitória Moda terá como objetivo debater aspectos como inclusão social, democratização e responsabilidade social, sempre com foco na indústria da moda capixaba e nacional. Por isso, o evento deste ano vai levar tanto para as Rodadas de Negócios, quanto para as passarelas um novo paradigma do setor, cuja visão estereotipada e ditatorial aponta para uma moda na qual só cabem magros, louros, bonitos e altos.
A proposta deste evento, portanto, é abrir o olhar para um cenário democrático e generoso, que revele a face de um mundo real. Com a adoção deste tema, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara do Vestuário, quer abordar não apenas a moda como objeto de consumo, mas também todas as questões que a permeiam, em especial a economia criativa, além de valorizar as raízes culturais do Estado e sua multiplicidade paisagística, étnica, econômica, gastronômica e social.
VM 2012 atraiu 10 mil pessoas
No ano passado, o Vitória Moda gerou um volume de negócios da ordem de R$ 11 milhões. O evento contou com a participação de 79 expositores, totalizando 82 marcas. Estiveram no VM de 2012 cerca de 1.200 compradores, vindos de outras cidades do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Aproximadamente 600 empresas participaram das rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae-ES durante os três dias de evento.
Além dos estandes e oito desfiles, também foram realizadas palestras de especialistas no tema. Cerca de 1.100 pessoas participaram das cinco apresentações, nas quais foram debatidos assuntos como as transformações da moda, sustentabilidade e moda, mercado, marcas de sucesso e criatividade.
Entre compradores, profissionais de moda, estudantes, lojistas e visitantes, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a semana de moda capixaba. Os oitos desfiles, que apresentaram as tendências para o alto verão 2013, receberam um público de seis mil pessoas, e mais de 17 mil assistiram às apresentações pela transmissão da GTV / Gazeta Online, não só no Brasil, mas também em países como Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Itália e Alemanha.
Além disso, entre modelos, maquiadores, cabeleireiros e estilistas, 420 pessoas trabalharam no evento, que teve cobertura de 132 jornalistas locais e nacionais.
SERVIÇO
6º Vitória Moda
Data: 23, 24 e 25 de julho (terça, quarta e quinta-feira)
Local: Centro de Convenções de Vitória
Programação de palestras:
23/07 – 13 horas: Lino Villaventura (“A trajetória da moda brasileira pela visão de 30 anos de carreira de Lino Villaventura”)
24/07 – 14 horas: Fernando Hage (“Diversidade cultural e inovação”)
24/07 – 15h30: Maria Claudia Bonadio (“Imagens da diversidade: a formação da identidade visual da moda no Brasil”)
25/07 – 14 horas: Victor Dzenk (“Processo criativo de desenvolvimento de coleção”)
25/07 – 15h30: Evilásio Miranda (“Design e inovação: chaves para a internacionalização”)
O Vitória Moda foi criado há seis anos, pelo Sistema Findes, com o objetivo de fortalecer o setor de confecções capixaba, divulgar os talentos locais, estimular a produção e, principalmente, gerar negócios para as empresas do segmento.
Fonte: Ariane Caetano - Hype Online
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